gravidez ectopica

Eu nunca tinha ouvido falar de gravidez ectópica, até eu passar por uma. Foi horrível a minha experiencia. Fui fazer um exame no joelho no hospital e comentei que estava com sangramento a mais ou menos um mês. Ai me pediram para fazer exame de sangue porque eu poderia estar gravida e abortando, fiz o exame e o médico constou que eu estava gravida, o mesmo me disse que deveria fazer um ultrassom para ver o neném. Fiz o ultrassom e descobriram que estava com uma gravidez ectópica, que é quando o neném cresce na trompa e não no útero. O médico me disse que eu deveria fazer uma cirurgia de emergência e retirar o feto e a trompa, porque o feto não consegue se desenvolver na trompa e a trompa fica danificada quando o feto se aloja la, então tinha que retirar ela também. Foi muito ruim ouvir isso porque estava a um tempo tentando engravidar e a noticia de que deveria tirar o meu "bebe" me pegou de surpresa, consequência disso, comecei a chorar muito e perguntar porque de ter acontecido aquilo comigo. Fiz a cirurgia e quando já estava no quarto do hospital me veio mais uma noticia ruim, o médico me disse que eu não poderia mais ter filhos de forma natural, porque a chance de ter outra ectópica era grande. Quem tem ectópica fica mais propenso a ter novamente. Então fiquei muito abalada, mas não queria desistir de ter um filho e na maternidade a enfermeira que estava cuidando de mim me contou que ela mesmo já havia tido ectópica e o médico havia dito a mesma coisa, mas apesar disso ela conseguiu engravidar três vezes de forma natural depois do ocorrido.
Isso me deu animo para continuar tentando e não desistir. Fui para casa e o médico me recomendou que esperasse três meses para tentar engravidar novamente, esperei esses três meses e depois comecei a tentar novamente. Demorou muito, quase um ano depois consegui engravidar novamente de forma natural. Fiz um ultrassom e estava tudo bem com o neném e ele estava dentro do útero.
A gravidez ectópica é algo que tem que ser levado a sério, porque se o feto se alojar na trompa e não for retirado logo, pode acabar rompendo a trompa e colocando a vida da mãe em risco porque pode ocasionar hemorragia interna. Então quando acontece isso eles retiram o feto e a trompa onde ele ficou alojado.
Os médicos também falam que quando se tem uma ectópica tem 90% de chance de ter outra. Mas o meu conselho para quem realmente quer ter um filho e esta passando por essa situação, é que não desista nunca. Esse tipo de gravidez abala qualquer mulher, mas mesmo quando você tira uma trompa você continua com a outra, afinal a mulher tem duas trompas e se a sua trompa que ficou estiver bem, você tem chance de engravidar de novo e dar certo.
Existem vários exames que a mulher pode fazer para ver se esta tudo ok com a trompa que ficou. Se estiver tudo bem com a outra trompa você tem uma boa chance de ter filho de uma forma natural, demora, mas tem que ter paciência. A prova de que pode dar certo é essa fofura!
Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco desse tipo de gravidez.
Se você já passou ou está passando por isso me conta aqui em baixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em casa

Bolo mousse de morango com cobertura de chantyninho

Como é ser mae- Expectativa x Realidade