período puerpério

O período puerpério é o período em que o neném nasce até a oitava semana de vida. Nesse período a mulher passa por varias mudanças físicas e psicológicas. É um período difícil para a mulher porque alem dela ter que lidar com o fato de ser mãe, o corpo também não é mais o mesmo.
Acho que toda mulher gravida fica pensando como sera quando o neném nascer. Sera que vai dormir bem? Sera que vai dar para amamentar?
Para quem não sabe sou mãe de três meninos e acho que posso contar um pouquinho da minha experiencia e quem sabe ajudar as futuras mamães. Então separei alguns itens que acho que vale a pena falar:

1- Cansaço

Quando o neném nasce a gente acha que ele vai dormir bastante na maternidade e só vai chorar a cada três horas para mamar e a mesma coisa vai acontecer quando for para casa. Mas não é bem assim, lógico que cada neném é único e cada um vai responder de uma forma diferente. Mas no meu caso o meu primeiro filho realmente dormia bem e a cada três horas acordava para mamar, já os meus outros dois nunca dormiram bem, nem na maternidade. Eles acordavam a cada 1h a 1:30h no máximo e choravam bastante. Então se eu dormia três horas na noite era muito e durante o dia não dormia porque ai tinha que fazer as coisas do dia a dia na casa. Era bem cansativo, mas mesmo com todo o cansaço quando você olha aquele rostinho lindo e vê aquele ser tao pequenino você esquece que está cansada.

2- Amamentação

Muita gente acha que amamentar vai fazer cair o seio, mas não é verdade. O seio vai cair naturalmente por falta de sustentaçao do sutiã ou por questões de idade mesmo, afinal uma hora o nosso corpo vai ficando mais flácido com o tempo. Mas nunca por conta da amamentaçao.
A amamentação foi bem difícil para mim no primeiro filho, porque não tinha o bico do seio formado e até se formar doeu muito. Chegou a ter fissuras, mas não queria parar de amamentar e continuei dando mesmo assim, doía demais a ponto de sair lagrimas dos meus olhos. Fiz de tudo para cicatrizar, como colocar casca de banana e até mesmo secar com o secador. Demorou muito para cicatrizar mas nunca desisti de amamentar.
 O meu primeiro filho amamentei até um ano de idade. Já o meu segundo filho amamentei só até o segundo mês, porque foi uma época difícil para mim e quando o meu filho estava com dois meses o leite secou. Foi muito difícil, mas infelizmente tem coisas que não estão no nosso controle. E o meu terceiro filho que hoje está com 8 meses eu estou conseguindo amamentar sem problemas e pretendo continuar amamentando até um ano de idade.

3- Tempo

Quando um neném nasce você não tem mais tempo para nada, o neném requer muita atenção. É amamentação, troca de fraldas, banho e etc.... e se você é casada e tem mais filhos, você tem que arrumar esse tempo de qualquer maneira.

4- Corpo

Quando a mulher está gravida ela ganha muito peso, por conta da placenta, neném, liquido e também algumas guloseimas a mais que nós comemos. Aquela velha conversa "tenho que comer por dois". Nas minhas três gravidez engordei 10 quilos, nunca passou disso. No meu primeiro filho depois de duas semanas que ele nasceu eu já tinha perdido tudo e estava com a barriga sequinha. O mesmo não aconteceu no segundo, demorei mais tempo para perder e nem perdi tudo, acabei ficando com aquela tipica pochete na barriga e no meu terceiro filho em seis meses eu perdi 19 quilos, mas a pochete continua la kkkk. Não adianta o corpo nunca volta a ser o mesmo.

Bom é isso! Espero ter ajudado de alguma forma as futuras mamães e não ter assustado vocês. Eu acho legal compartilhar experiencias e colaborar de alguma forma, afinal quando se está gravida vem varias duvidas e inseguranças na cabeça.
Se você está nesse período ou já passou por isso me conta como foi ou está sendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em casa

Bolo mousse de morango com cobertura de chantyninho

Como é ser mae- Expectativa x Realidade